Boas Práticas também é para PME

Boas Práticas também é para PME

Depois da divulgação do artigo Conselho Consultivo é também para PMEs, alguns empreendedores de pequenas e médias empresas, que não são donos de startups e não trabalharam em grandes empresas ou multinacionais, me procuraram para entender melhor sobre esta questão.

Percebi nestas conversas que muitos desconheciam sobre a governança corporativa em si e por isso decidi escrever a respeito para que possa até sanar esta dúvida de você que não me perguntou, mas que pode ter curiosidade ou dúvida sobre esta questão.

Os institutos têm por finalidade estabelecer regulamentos, regras ou regimentos. O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, mais conhecido como IBGC, existe com este nome desde 1999 (surgiu em 1995 com o nome de Instituto Brasileiro de Conselheiros de Administração – IBCA) e tem o objetivo de difundir a adoção de práticas transparentes, responsáveis e de imparcialidade na administração das organizações, com foco em melhorar o seu desempenho e facilitar o acesso ao capital.

Em maio de 1999, o IBGC lançou a primeira edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa com o apoio da bolsa de valores de São Paulo (atual B3), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Associação Brasileira de Companhias Abertas (Abrasca), e foi baseado nas diretrizes básicas de códigos internacionais.

A principal função do código é estimular o uso consciente e efetivo das boas práticas de governança a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável das organizações do país. Ele busca refletir as necessidades da sociedade e garantir a sua legitimidade; e sua adesão é voluntária.

Como o código traz recomendações de governança que se aplicam à maioria das organizações, seu uso deve ser adaptado conforme o estágio de maturidade da governança corporativa de cada empresa, do tipo de organização, porte e arcabouço regulatório a que estão sujeitas.

Em agosto de 2023, foi lançada a sexta edição do Código de Melhores Práticas, que contou além de audiências públicas e privadas, com a análise das melhores práticas de outros 15 códigos ao redor do mundo.

Segundo a 6° edição, a definição de governança corporativa “é um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, com vistas à geração de valor sustentável para a organização, para seus sócios e para a sociedade em geral. Esse sistema baliza a atuação dos agentes de governança e demais indivíduos de uma organização na busca pelo equilíbrio entre os interesses de todas as partes, contribuindo positivamente para a sociedade e para o meio ambiente”.

Ou seja, bem resumidamente, nada mais é do que monitorar a administração da empresa de modo que gere valor sustentável e contribua de forma equilibrada para os sócios, a própria empresa, a sociedade e o meio ambiente.

Para poder monitorar e dirigir uma empresa, existem fundamentos e princípios que foram compilados no código do IBGC e que contribuem para balizar as empresas em relação às boas práticas que estão realizando.

Na 6° edição, a ética foi o destaque como fundamento e o propósito como guia para tomada de decisões. Além disso, os cinco princípios abaixo foram aperfeiçoados para melhor entendimento das empresas:

1) Integridade (novo princípio)

2) Transparência

3) Equidade

4) Responsabilização (redação aperfeiçoada – antes Prestação de contas – Accountability)

5) Sustentabilidade (redação aperfeiçoada – antes Responsabilidade Corporativa)

Nos próximos artigos vou comentar mais como estes princípios podem contribuir para que as boas práticas sejam realizadas em qualquer tamanho de empresa. Assim, você empreendedor de pequenas e médias empresas, conseguirá mais facilmente entender como pode se beneficiar e praticar estes princípios para que a sua empresa se torne mais competitiva e lucrativa.

Com estas informações, é possível começar a refletir como elas podem impactar a sua empresa e o seu mercado. Mas se você quiser saber mais a respeito ou ficou com alguma dúvida, entre em contato comigo, terei o prazer de conversar sobre este assunto com você, além de conhecer vários conselheiros que poderão contribuir com seus conhecimentos para o Sucesso do seu negócio!

Desejo que a sua empresa implante as boas práticas com muito Sucesso. Afinal o seu Sucesso, é o meu Sucesso!

 

 

Abraços,

Advisor, Mentora e Consultora Empresarial THGO Plus 

 

# A  Série “Steps do Empreendedorismo” está disponível tanto no canal do YouTube  (com as lives do Instagram e os programas “Vida Empreendedora”) https://bit.ly/YouTube_RenyOkuharaTHGOPlus, como no canal no Telegram “Série Steps do Empreendedorismo” (com o posts dos projetos sociais e demais informações sobre empreendedorismo, inclusive Metaverso, IA e LGPD)   https://t.me/Steps_do_Empreendedorismo.

 

No Comments

Post A Comment