Equipe Realmente Engajada

Equipe Realmente Engajada

Quem já não viu uma troca de pneus nas corridas de Fórmula 1 ainda que pela televisão? É incrível a sincronia e a precisão que cada componente da equipe precisa ter para não perder milésimos de segundos que podem ser essenciais para uma vitória ou até mesmo para o campeonato.

Este trabalho acontece deste modo, pois além de cada vez ter mais tecnologia para ajudar na execução, a equipe treina várias vezes o mesmo movimento para diminuir o tempo de execução, e todos tem consciência da importância do seu trabalho individual para a meta maior da empresa.

Assim também deveria acontecer nas empresas. Escuto de muitos empresários que seus colaboradores não fazem o trabalho como deveriam e não sabem como fazer para melhorar esta situação.

Muitos acham que foi erro de contratação, outros acham que os líderes não sabem como engajar suas equipes, e têm os que acreditam que é má vontade do colaborador.

Quando sou chamada para analisar estas empresas e entender como podem engajar mais os colaboradores, percebo que tem casos que uma das três hipóteses acima acontece mesmo, mas na grande maioria das vezes, a solução está na forma como a alta liderança se relaciona com seus subordinados.

Claro que cada empresa tem suas diretrizes e formas de comunicar o que necessita ao seus colaboradores, mas uma das primeiras coisas que eu falo para os empresários, é que eles precisam mostrar o quanto cada trabalho impacta na meta final da empresa.

Quando o colaborador entende a importância do que faz, qual será a consequência do seu trabalho, e onde impactará, a tendência de procurar fazer da melhor maneira possível, para que todos progridam é bem grande. Agora, se não tem esta visualização, acha que é mais um trabalho em meio a tantos outros da empresa. Dará menos importância e fará só o necessário.

Outro detalhe é que nem sempre os gestores do seu negócio entendem o que você gostaria que fosse realizado se você não explicar isso, principalmente se ele for novo na empresa. Não é porque ele é gerente de tal área que fará do jeito que você acredita que deveria fazer.

Ele fará sim do jeito que ele aprendeu em outras empresas e de acordo com a experiência que ele teve, mas isso não quer dizer é do jeito que você quer que seja executado na sua empresa.

Mas mais que isso tudo, para você ter uma equipe realmente engajada é necessário que você como dono ou gestor mor, dê o exemplo, faça o que fala, mostre que realmente acredita no que solicita aos outros que façam. Afinal, a melhor forma de liderar é pelo exemplo.

Isso também vale para quem é euempresário, que precisa estar à frente dos vários departamentos que compõe uma empresa. Se ele não acreditar que o que faz é o melhor para a sua empresa, como conseguirá mostrar para os seus clientes que é a melhor opção para ser comprada  ou contratada?

Caso você tenha ainda dúvidas de como proceder com sua equipe ou como ser um líder melhor do que é hoje, entre em contato comigo. A THGO Plus  tem o serviço de Mentoria Empresarial que trabalha estes aspectos dentro da sua realidade de empreendedor.

Agradeço a sua atenção e desejo que você tenha muito Sucesso em engajar sua equipe ou em liderar sua empresa!!! Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso !!!

 

 

Abraços,

Consultora e Mentora Empresarial  THGO Plus 

No Comments

Post A Comment