Líder: Faça o que Eu Faço!

Líder: Faça o que Eu Faço!

Um dos comentários que eu mais escuto dos empresários é “como é difícil gerenciar pessoas”…talvez você, como líder também já pensou deste modo, talvez não tenha esta dificuldade e ache estranho este comentário e o que escreverei pode servir aos seus liderados.

Ser um líder requer que você tenha algumas decisões bem complexas a analisar, mas mais do que isso, a principal atitude é ser o exemplo. É aquele famosa frase “Faça o que eu Faço!”

Quando você age de acordo com o que deseja que aconteça na sua empresa, normalmente os seus colaboradores sabem que assim que deveria ser e procuram se adaptar a este modelo, da melhor forma possível!

Porém, quando eles recebem uma ordem para fazer algo, mas percebem que não se aplica principalmente para à alta gerência, a tendência é que realizem esta ordem, mas não com a excelência que poderiam fazer. E fazem deste modo muitas vezes sem ser intencional, simplesmente porque sentem que o que é falado não ocorre na prática. É o tal “faça o que eu falo, não ó que eu faço!”

Outra atitude interessante a ser aplicada é estimular que os seus colaboradores se envolvam nas soluções dos desafios que surgem. Uma boa dica é fazer com que eles tragam além do desafio, sugestões de soluções que podem resolvê-lo.

Claro que muitas vezes o que irão propor não é possível executar por n motivos ou não seria a solução adequada. Mas só de eles terem pensado e receberem o feedback do porquê não funciona suas sugestões, irá fazer com que aprendam um pouco mais sobre o desafio e talvez na próxima oportunidade, poderão ter propostas melhor elaboradas.

E por fim, a dica que eu acredito, procuro exercer e dar para os meus clientes nas mentorias que realizo, é ter humildade. Tanto em ouvir as sugestões e explicar o porquê podem ou não funcionar, mas principalmente para ter a empatia de se colocar no lugar da outra pessoa e entender o porquê não está executando o trabalho como deveria, ou como poderia melhorar com a sua orientação e experiência.

Não é uma tarefa muito fácil, ainda mais quando você como líder tem mil e uma atribuições e decisões a analisar. Mas quando consegue fazer isso, nem que for aos poucos e um colaborador por vez, perceberá com o tempo que você está mais próximo da sua equipe e que estão trabalhando em maior harmonia para o objetivo maior da empresa.

Já comentei o artigo ” Torne seus Cliente, Parceiros“, que é necessário saber quais são seus valores essenciais para ter os clientes externos que deseja. E isso também se aplica aos seus clientes internos. Vale a pena refletir a respieto!

Se quiser se tornar um líder cada dia melhor,  entre em contato comigo. A THGO Plus tem o serviço de Mentoria Empresarial que trabalha estes aspectos dentro da sua realidade de empreendedor.

Agradeço a sua atenção e desejo que você tenha muito Sucesso em liderar sua equipe!!! Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso !!!

 

 

Abraços,

Consultora e Mentora Empresarial  THGO Plus 

No Comments

Post A Comment