Organização para um Bom Planejamento

Organização para um Bom Planejamento

Muita gente acha que planejamento anual (Business Plan) é só pensar no quanto vai faturar no ano que está para começar ou acabou de começar. Porém, fazer um bom planejamento requer muito mais que isso. Requer uma boa organização da empresa.

Além fazer a análise de mercado, da concorrência, da economia, e dos recursos da empresa, é necessário também olhar internamente para a empresa e analisar se tem áreas de melhorias para ter maior produtividade.

Uma das formas de se atingir isso, é escrever os processos das atividades desempenhadas pelos colaboradores. Isso ajuda muito para treinar novos colaboradores nas suas tarefas, para orientar quando eles tem dúvidas, e até mesmo para avaliá-los. Além disso, é bom para a empresa entender quanto tempo e recurso cada atividade exige, qual é o conhecimento que o colaborador necessita ter para treiná-los ou contratar quem já os tenha, e como pode melhorar cada processo para atingir a macro meta da empresa.

Engajar os colaboradores sempre ajuda muito. Quando você faz cada um entender o porquê do seu trabalho, qual resultado impactará para a empresa, e o que ganham com isso, a tendência é que ele trabalhe com mais dedicação pois vê sentido no que faz. Ou se ele não sentir que é o que deseja, acabe saindo da empresa e você ficará com profissionais que realmente querem atingir a macro meta da empresa.

Outro ponto é em relação aos gastos da empresa. Analisar se tem algum que pode ser diminuído ou substituído sem prejudicar a operação; se tem algum que pode ser terceirizado para diminuir os custos fixos; se é possível uma nova negociação com os fornecedores para melhorar tanto valores monetários como prazo de pagamento; e se tem alguma condição financeira que seja benéfica ao negócio.

E não se esqueça também de avaliar como está a adequação da sua empresa à LGPD (*). Ela implicará diretamente na organização da sua empresa e na sua área financeira.

Mesmo que você tenha uma euempresa, descreva seus processos. Você entenderá o quanto tem dedicado a cada atividade; quanto ela impacta na sua macro meta; o que pode ser delegado ou substituído ou até mesmo eliminado. Com certeza se surpreenderá com estas descrições. E se não, pelo menos já estará com a sua empresa organizada para quando ela expandir e você precisar contratar colaboradores para executarem o que você faz hoje no operacional.

Acha que precisa de ajuda para se organizar e fazer o planejamento de 2021? Tem dúvidas de como fazer isso? Entre em contato comigo! A THGO Plus tem o serviço de Administração da Empresa, onde estas suas dúvidas são trabalhadas.

Agradeço a sua atenção e desejo que organize a sua empresa com muito Sucesso!!! Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso!!!

 

Abraços, 

Consultora e Mentora Empresarial THGO Plus

 

 

 

 

(*) Caso queira saber mais informações sobre como se adequar à LGPD, escreva para contato@thgoplus.com.br

# A Série “Steps do Empreendedorismo Lives” está de recesso até fevereiro de 2021. Enquanto isso, caso deseje assistir às lives de 2020, fique à vontade em entrar e se inscrever no canal do YouTube  https://bit.ly/YouTube_RenyOkuharaTHGOPlusPara acessar o arquivo das lives e demais informações, entre no canal no Telegrama da “Série Steps do Empreendedorismo”, no link:  https://t.me/Steps_do_Empreendedorismo.

 

 

 

No Comments

Post A Comment