Os 3 Cenários do Planejamento Estratégico

Os 3 Cenários do Planejamento Estratégico

Após a derrota do Brasil na última 6f, fiquei pensando, qual teria sido a estratégia do Tite para aquele jogo.

Eu não sou uma expert em futebol, só aprendi a gostar e conhecer deste esporte através do meu pai e por isso não posso e nem tenho intenção de criticar o que aconteceu. Apesar do resultado, acredito que teve muito trabalho de planejamento e estratégia tanto do Tite como da equipe dele para esta Copa, mas que por alguma razão que desconheço não funcionou.

Mutas vezes nas empresas isso também acontece. É realizado um belo trabalho de planejamento estratégico para o ano seguinte, e quando os resultado são medidos eles estão bem abaixo do esperado. Como consequência, pode ocorrer de ter de recuperar no período seguinte, ou se for no final do do ano da empresa, ter de “eliminar” algumas pessoas da equipe ou até mesmo o gestor.

Por esta razão, quando eu trabalho planejamento e estratágia com os meus clientes, eu os aconselho a terem três cenários: o realista, o otimista e o pessimista.

Bem resumidamente, no realista, é realizada a análise do mercado e quais recursos (humanos, financeiros, ambientais, etc) tem disponível para caso necessitar de alguma alteração ou adaptação para atingir a meta já estabelecida, e encontrar mais rapidamente a melhor solução no menor tempo. No caso do time do Brasil, era analisar o time adversário, o campo, os cartões amarelos, a condição físca dos jogadoes e entender quais poderiam jogar em que posição de acordo com o jogador adversário provável, e se precisasse sair alguém, quem poderia entrar e o que mudaria no sistema do jogo.

No otimista, é como se o jogo estivesse praticamente ganho, era analisar quem poupar ou quem tem mais condição de manter o placar. No mundo corporativo, é entender o que pode fazer de diferente para ter mais produtividade para ser utilizada quando precisar, é o tempo de buscar e até de arriscar inovações e/ou formas de aumentar o lucro, ou dar férias para quem necessita, ficando com uma equipe reduzida ou com menos especialistas.

Já no pessimista, é quando foi previsto que precisaria de muito mais recursos que tem, e necessitará de estratégias diferentes da que já utilizou para surpreender e superar as adversidades. É hora de colocar em campo, os melhores jogadores todos focados em bater a meta, a todo custo.

Para isso tem de fazer um trabalho de engajamento da equipe antes, treinar as possíveis situações que podem ocorrer (no caso de vendas, por exemplo, as tratativas de objeções para concretizar as vendas e do jogo, os penalties e defesas), e o líder tem que entender que se o plano inicial não está dando certo, precisa estar preparado para adaptar rapidamente com o intuito de alcançar os resultados desejáveis.

Sem contar que não pode abandonar a equipe quando não atinge a meta (por mais que “seja seu hábito”), ainda mais quando ela fez o seu trabalho como havia sido solicitado e a estratégia que o líder decidiu usar não funcionou. É necessário entender o diferencial de cada pessoa da equipe e sua maturidade (principalmente para bater um penalty na decisão de vaga de uma copa Mundial) para trabalhar nos seus potenciais individuais que contribuirão na macro meta da equipe.

Com o meu humilde conhecimento sobre futebol, tentei colocar algumas situações para exemplificar o que você, como empreendedor (independente de ser empresário ou colaborador), pode fazer pela sua empresa na hora de pensar nos cenários do seu planejamento estratégico.

Se mesmo assim ainda sentir que necessita de contribuição para formular os cenários do seu planejamento, entre em contato comigo, terei o prazer de trabalhar estes itens com você!

Desejo que a sua empresa consiga sempre atingir o cenário otimista com muito Sucessol! Afinal do seu Sucesso, é o meu Sucesso!

 

 

Abraços,

Consultora e Mentora Empresarial  THGO Plus 

 

 

# Nos artigos Planejamento 2028? Não seria 2023? e MVV e Cultura Organizacional e o Planejamento Estratégico , você pode ler mais informações sobre a preparação para o planejamento estratégico da sua empresa.

# A  Série “Steps do Empreendedorismo” está disponível tanto no canal do YouTube  (com as lives do Instagram e os programas “Vida Empreendedora”) https://bit.ly/YouTube_RenyOkuharaTHGOPlus, como no canal no Telegram “Série Steps do Empreendedorismo” (com o posts dos projetos sociais e demais informações sobre empreendedorismo, inclusive Metaverso e LGPD)   https://t.me/Steps_do_Empreendedorismo.

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