Política de Privacidade da LGPD – O que é Necessário Ter

Política de Privacidade da LGPD – O que é Necessário Ter

Você deve ter acessado um site, que ao pedir o seu cadastro, tem uma mensagem que menciona a política de privacidade da empresa. E para que serve esta política de privacidade?

Com base na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), é necessário ter um documento para explicar quais dados estão sendo coletados, qual será a finalidade desta coleta, como será tratado(*) dentro da empresa; e ter o consentimento do dono do dado para esta coleta. Este documento é a política de privacidade.

Além de demonstrar ao seu público que você tem a preocupação em ser transparente e proporcionar segurança com os dados que ele confia à sua empresa, já existem grandes plataformas de divulgação que estão exigindo esta política para aprovar seus anúncios.

Para fazer uma boa política de privacidade é necessário alguns itens:
– entender bem qual seu modelo de negócio; além da LGPD, se tem outra lei que afeta a sua empresa; quais, como e por que são coletadas as informações dos usuários; como são armazenadas ou excluídas; e se são compartilhadas com terceiros, como ocorre isso e quem são;
– ter uma comunicação simples, direta, clara, transparente e que qualquer usuário compreenda;
– deixar claro ao usuário para que o dado é solicitado, que pode revogá-lo a qualquer momento, e como consequências caso ele não dê o consentimento;
– explicar bem os direitos que o usuário tem de acordo com a lei;
– informar ao usuário se você compartilha estes dados e quem tem acesso a eles, inclusive com limitação de atuação;
– mostrar como o dado é armazenado e por quanto tempo;
– informar sobre a política de cookies (são informações sobre os visitantes do site) ou tecnologia semelhante, e deixar conectado à sua política de privacidade;
– disponibilizar um canal de atendimento e soluções de dúvidas. E se possível, informar quem é o encarregado de proteção de dados da sua empresa;
– sempre verificar se esta política de privacidade está atualizada.

Para tornar a política de privacidade mais acessível ao seu público alvo, além de deixar exposto no seu site, é possível contar com o apoio do departamento de marketing para expô-la de uma maneira convidativa, como um vídeo, por exemplo.

E não esquecer de após a política de privacidade pronta, atualizar as formas de aquisição de dados dos clientes, principalmente as referentes às landing pages (página de captura de leads).

Mas se ainda assim tiver dúvidas de como fazer uma política de privacidade que atenda à LGPD,  entre em contato comigo. A THGO Plus  tem o serviço de  Adequação à LGPD com parceiros especializados em segurança da informação e direito digital, que fazem este serviço e atendem empresas de todos os tamanhos.

Desejo que a sua empresa tenha uma política de privacidade que a proteja com muito Sucesso! Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso !!!  

 

 

Abraços,

Consultora e Mentora Empresarial  THGO Plus 

 

 

 

 

(*) Segundo a Lei 13.709/2018, “tratamento de dados: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração;”

 

 

 

 

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