Quando os Imprevistos Acontecem….

Quando os Imprevistos Acontecem….

Muitas vezes, escuto os meus clientes que são empresários dizerem que estão numa determinada situação pois surgiram imprevistos. Quando tento entender mais a fundo quais são estes imprevistos, percebo que boa parte deles, poderiam ser evitados ou contornados.

Talvez você pode estar se perguntando, “mas como poderiam fazer isso, principalmente se os imprevistos forem externos?!?”

Claro que não poderemos nunca prever tudo o que acontecerá. Uma prova de imprevistos externos é a pandemia que ocorreu há 3 anos. Não tinha como alguém prever isso, já que não tínhamos este histórico em nossas vidas.

De uma hora para outra, os lugares fecharam, as empresas tiveram que se adaptar a vender no modo virtual para sobreviver e a orientar seus colaboradores para trabalhar remotamente. Porém, as empresas que tinham reservas financeiras e estavam antenadas às mudanças tecnológicas e de liderança, conseguiram se adaptar mais facilmente e tiveram desafios menos danosos diante deste imprevisto totalmente externo.

Já os considerados imprevistos internos, geralmente são resultado de um mau planejamento e/ou pouca execução do que foi planejado. Por incrível que pareça têm empresas que dedicam tempo e dinheiro para fazerem o seu planejamento e depois de pronto, colocam bem pouco em prática ou não o revisam durante o ano, fazendo com que o que foi previsto não seja adaptado para a realidade que vivenciam.

Sem contar as empresas que não fazem seu planejamento e por isso quando estes “imprevistos” acontecem, seus gestores acabam buscando os responsáveis por estarem na situação que se encontram, e pouco se responsabilizam por não terem se precavido.

Isso acontece porque estes gestores não planejaram; não acompanharam se as atividades foram executadas; não olharam para o ambiente interno (colaboradores, parceiros e fornecedores) e externo (concorrência, economia e política); não ou pouco se atualizaram com conhecimentos técnicos da sua área, de gestão e autoconhecimento.

Alguns gestores procrastinam suas ações e apesar de saberem que as empresas são feitas por pessoas, se esquecem que os colaboradores só farão o que deve ser realizado de modo eficiente, se forem bem orientados.

Para evitar que isso ocorra, os empresários mais preocupados acabam contratando mentores(*) para orientá-los a como tomar as decisões mais certeiras nas suas empresas, além de tomarem conhecimento de novas opções e oportunidades para resolverem seus principais desafios.

Esta contratação, apesar de desconhecida para alguns, tem sido cada vez mais corriqueira no mundo empresarial, principalmente para os empresários que buscam constante aprimoramento de suas empresas com um crescimento mais saudável.

Se você nunca tinha escutado sobre a contratação de mentores, advisor ou conselheiros e/ou deseje entender um pouco mais como pode se preparar para os imprevistos, entre em contato comigo. Será um prazer trabalhar para a sua empresa através da Mentoria Empresarial ou do serviço de construção de conselho.

Desejo que você tenha muito Sucesso em estar melhor preparado para os imprevistos. Afinal o seu Sucesso, é o meu Sucesso!

 

 

Abraços,

Consultora e Mentora Empresarial THGO Plus 

 

 

(*) Pode ser um mentor (advisor) que orientará o empresário a enfrentar os desafios da empresa a partir de conselhos baseados na sua experiência; ou um grupo de mentores (conselheiros) que podem ter diferentes expertises para resolver questões fundamentais para o crescimento da empresa, mesmo ela sendo uma pequena ou média empresa. A THGO Plus  hoje trabalha para colocar os melhores mentores na sua empresa.

# A  Série “Steps do Empreendedorismo” está disponível tanto no canal do YouTube  (com as lives do Instagram e os programas “Vida Empreendedora”) https://bit.ly/YouTube_RenyOkuharaTHGOPlus, como no canal no Telegram “Série Steps do Empreendedorismo” (com o posts dos projetos sociais e demais informações sobre empreendedorismo, inclusive Metaverso e LGPD)   https://t.me/Steps_do_Empreendedorismo.

No Comments

Post A Comment