Relacionamento: A Base da Prospecção de Clientes

Relacionamento: A Base da Prospecção de Clientes

Quando você conhece uma pessoa profissionalmente e ela, além de parecer ter os mesmos valores que você ainda procura meios de contribuir com a sua empresa espontânemente, sem esperar nada em troca, normalmente você já sente certa simpatia por ela e com certeza se puder também contribuir com o seu negócio, você o fará, não é verdade?

Isso ocorre porque provavelmente vocês procuraram se conhecer melhor; viram pontos de sinergia, complementares ou até para expandir os meios que trabalham; sentiram que são pessoas que tem modo de trabalho com os mesmos valores; e procuram sempre saber como podem contribuir um com a outro.

Este é talvez um bom exemplo do que pode-se chamar de relacionamento profisisonal.

Conforme você aprimora este tipo de relação com as pessoas, elas acabam conhecendo cada vez mais o seu trabalho e a sua empresa e se não o contrata por não necessitarem ou não ser o momento de contratá-lo, elas são boas indicadoras.

Deste modo você já consegue perceber quem podem ser seus futuros clientes, o perfil, a necessidade que eles tem e o que desejam alcançar. Se você puder se preparar antes de conversar com eles, a chance de encontrarem mais pontos de convergência é maior e a possibilidade de ampliar o relacionamento também.

Por que estou escrevendo sobre algo que aparentemente parece óbvio? Porque escuto muitos clientes dizerem que tem dificuldade em fazer a prospecção de clientes. Quando pergunto como fazem esta etapa do processo de vendas e ao analisar mais a fundo, percebo que não trabalham bem a base desta atividade, que é o relacionamento.

Na maioria das vezes, eles participam de eventos, conhecem muitas pessoas, tem vários seguidores, contatos e amigos nas rede sociais ou como antes, trocam cartões de visita, mas tem dificuldade em manter contato com estas pessoas.

Alguns dizem que é por falta de tempo, outros por não saberem como fazer, e tem os que se esquecem que precisam fazer isso…

Então, na próxima vez que fizer alguma atividade para conhecer pessoas, lembre-se que também precisa ajeitar a sua agenda para ter tempo para cultivar relacionamento. Se não, acabará disperdiçando o seu tempo na atividade e só acumulará números e não resultados efetivos.

Claro que nem todos se tornarão seus clientes ou vão indicar seu trabalho, mas com certeza poderá contar com as pessoas que estreitou relacionamento quando precisar.

Se você é uma destas pessoas que a falta de tempo ou se esquecem de fazer relacionamento, a Mentoria Empresarial para Gestão do Negócio pode contribuir muito. Agora, se não sabe como fazer relacionamento, a Mentoria em Vendas pode ajudar a aprender como fazer.

Espero que este artigo tenha contribuído para você refletir a respeito de como faz relacionamento profissional, e que tenha muito Sucesso em prospectar seus clientes. Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso!

 

Abraços,

Consultora e Mentora Empresarial  THGO Plus

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