A Importância dos Processos na LGPD

A Importância dos Processos na LGPD

Se você já começou a se informar sobre a adequação à LGPD, já deve ter lido sobre “data mapping” ou mapeamento de dados, que é o caminho em que o dado pessoal de uma pessoa faz dentro da empresa, desde o momento que é solicitado até a sua saída ou como é armazenado para os que ficam na empresa, entre outros pontos que é considerado no tratamento(*)  de dados.

Bem resumidamente ele é feito para analisar os possíveis pontos em que um dado pessoal pode vazar ao percorrer o caminho dentro da empresa.

Você pode separar em processos, sendo um para clientes, outro para fornecedores, outro para colaboradores, parceiros, enfim.

Ao descrever estes processos, além de verificar por que solicita estes dados, se eles são realmente necessários, que pessoas e departamentos tem acesso a quais dados, como o utilizam, como saem da empresa, quanto tempo os armazena, como estão protegidos, entre tantas outros pontos a observar; é possível também verificar se tem áreas de melhorias nestes processos.

Esta última etapa não faz parte da adequação à LGPD, e sim do serviço Estruturação de Processos que aTHGO Plus já faz para os clientes que querem melhor administrar seus negócios.

Quando você consegue “visualizar” o que, como e o porque faz, além de quanto tempo dedica a  cada etapa de um processo, é possível melhorar as ações dele, treinar as pessoas para executá-lo melhor, e otimizar os recursos para que ele aconteça gerando mais lucro para a empresa.

Se você também deseja se proteger de problemas futuros em relação à LGPD e ainda ter mais lucro no seu negócio, entre em contato comigo. A THGO Plus tem o serviço de Estruturação de Processos que trabalha estas questões para todos os tamanhos de empresa, além de contar com parceiros para realizar a Adequação à LGPD do seu negócio.

Desejo que sua empresa tenha muito Sucesso em estruturar processos ! Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso !!!

 

 

 

Abraços,

Consultora e Mentora Empresarial  THGO Plus 

 

 

 

(*) Segundo a Lei 13.709/2018, “tratamento: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração;”

No Comments

Post A Comment