Ansiedade é “Viver” no Futuro

Ansiedade é “Viver” no Futuro

Neste momento pós pandemia,  todos enfrentaram situações nunca antes vivenciadas. Algumas aparentemente não tão boas, que trouxeram aprendizados a quem conseguiu analisar sob o ponto de vista positivo. Algumas muito desafiadoras que talvez demore um tempo para as pessoas aceitarem. Mas com certeza, tem sido um momento de adaptação na vida de todos.

Com isso, muitas pessoas tiveram o sentimento de ansiedade(*) amplificado. Que bem resumidamente é se preocupar em demasia e certa frequência, com algo que ainda não aconteceu, que pode nem vir a acontecer. É “viver” no futuro!

A ansiedade não é ser precavido, que é se organizar e agir por algo que está por vir; e nem medo, que é um sentimento a uma ameaça real que está para acontecer. Ela é mais intensa, pois você amplia o tamanho do desafio e diminui a sua capacidade em resolvê-lo, principalmente quando não o aconteceu ainda e está só na sua imaginação.

Isso ocorreu com líderes que não souberam como administrar o trabalho de sua equipe à distância ou engajá-la; com colaboradores que se sentiram inseguros em relação à manutenção de seus empregos; com empresários que de uma hora para outra viu seu negócio parar e deixar de faturar, sem saber como pagar seus colaboradores e fornecedores; com pessoas que foram dispensadas por a empresa não conseguir pagar seus salários.

Em um primeiro momento de crise como vivenciamos, pode ser considerado normal ficar ansioso. Afinal este é um instinto de sobrevivência dos tempos das cavernas de luta e fuga, e como se proteger.

Mas após a situação se estabilizar, continuar ansioso, não é nada benéfico nem para o seu trabalho e nem para sua saúde física e mental.

Você pode sentir desde falta de ar, coração acelerado e alterações do sono até sensação de desmaio, entre vários outros sintomas. Sendo mais intensa esta ansiedade, pode se transformar em síndrome do pânico e transtorno de ansiedade generalizada (TAG).

Quanto ao trabalho, além de não conseguir executar o que necessita pois seu cérebro está muito preocupado com o que deve fazer para quando ocorrer o que acredita que pode acontecer; não conseguirá dar o apoio que sua equipe necessita; pode deixá-la mais desconfortável provocando a baixa produtividade e o pouco engajamento; e até mesmo provocar a ansiedade nos que dependem do seu trabalho.

Então você deve estar pensando, como não ficar tão ansioso? O que posso fazer para evitar isso?

Se você ainda não está num estágio tão avançado, pode começar a se concentrar nas atividades que executa, viver o momento presente. É necessário foco, determinação e disciplina para que toda vez que observar que esta pensando em algo que nem sabe se vai acontecer, retornar o pensamento no que estiver fazendo naquele exto momento, tentando não pensar no minuto seguinte.

Outra dica é a respiração. Fazer umas inspirações e expirações mais pausadas, por alguns minutos, ajuda a se acalmar, e deixar os batimentos cardíacos no ritmo normal. Se você consegue meditar, isso ajuda muito a respirar de forma mais pausada e até mesmo em focar no presente.

Alimentos com menos cafeína e açúcar, e ter uma alimentação mais balanceada em vitaminas que seu corpo necessita, deixam você menos agitado. Fazer um exercício físico que seja prazeroso e se torne um hábito também pode ajudar a diminuir a sua ansiedade.

Mas se nada disso funcionar, procure uma ajuda profissional. Pode ser que um psicólogo ou terapeuta consiga ajudar, mas talvez necessite de um psiquiatra que poderá receitar medicamentos mais apropriados.

Agora caso só queira melhorar como líder e/ou empresário, entre em contato comigo.  A THGO Plus tem o serviço de Mentoria Empresarial, que serve também ao intraempreendedor, que trabalha como enfrentar os desafios do dia a dia na empresa, principalmente neste momento de retorno das atividades.

Agradeço a sua atenção e desejo que você consiga lidar com a sua ansiedade com muito Sucesso. Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso!

 

Abraços e bons negócios,

Consultora e Mentora Empresarial THGO Plus

(*) Excepcionalmente na próxima 2f dia 19/10 às 17h, terá a live “Ansiedade dos Empreendedores no Pós Pandemia”, com a convidada Vanessa Cosentino. Basta entrar no Instagram http://www.instagram.com/renyokuhara.thgoplus/. Caso deseje assistir às lives anteriores, entre e se inscreva no canal do YouTube  https://bit.ly/YouTube_RenyOkuharaTHGOPlus. Para acessar o arquivo das lives e demais informações, entre no canal no Telegrama da “Série Steps do Empreendedorismo”, no link:  https://t.me/Steps_do_Empreendedorismo.

# Caso queira entender por que sua empresa precisa se adequar à LGPD, escreva para contato@thgoplus.com.br para receber uma apresentação a respeito.

No Comments

Post A Comment