Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

Em 2014, a ONU lançou no dia 19 de Novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, para discutir os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras. No Brasil, em abril de 2019, foi instituída a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino, que ocorre em novembro.

Segundo o SEBRAE, ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre atividade e imaginação. Por isso, o empreendedorismo feminino é composto não só pelas mulheres que comandam suas empresas, mas também por aquelas que são lideres nas empresas de terceiros.

No nosso país, a importância das empresas lideradas por mulheres na economia do país e no sustento de muitas famílias é significativa. Representa a sétima maior proporção de mulheres entre os empreendedores iniciais, 41% dos empreendedores brasileiros, 48% dos MEIs,  e movimenta cerca de R$ 830 milhões por ano.

Segundo pesquisas, a mulher empreende por necessidade de flexibilização de horários (devido aos filhos), ter uma outra fonte de renda ou adquirir independência financeira (por causa a vulnerabilidade ou violência doméstica). A média da idade das mulheres é de 39 anos e 80% tem ensino superior completo. A maioria das suas empresas são voltadas para o setor de comércio e de serviço.

Apesar dos desafios das mulheres na hora de empreender, a sua forma de ser mais inclusiva, flexível,  engajadora, com equilíbrio emocional e estabilidade diante das pressões, tem se destacado, ainda mais quando é percebido que são as qualidades buscadas nas lideranças das empresas que estão em destaque frente aos seus consumidores.

Sem contar que por serem criativas e terem diversidades de ideias, seus negócios tem se destacado como inovadores e revolucionários, lançando no mercado novos produtos e serviços.

Outro ponto a destacar é que a maioria da população brasileira é composta por mulheres (cerca de 52%), que são consumidoras ou quem decide a compra dos produtos e serviços que são comercializados. E pelo fato de ter mulheres no comando das empresas, aproxima esta clientela. Além disso, segundo a Organização Internacional do Trabalho, este tipo de liderança mostra maior engajamento dos funcionários e crescimento de 5% a 20% nos lucros das empresas que lideram.

Se você também quer ser ou se aprimorar como uma empreendedora de Sucesso, independente de ser colaboradora ou empresária e ainda tem dúvidas de como pode colocar esta ideia em prática, entre em contato comigo! A THGO Plus tem o serviço de Mentoria ao Empresário, que é adaptado também a intraempreendedora, que pode auxiliar muito você a atingir este objetivo!

Que tal todo dia 19/11,  felicitar uma mulher empreendedora pelo seu Dia Mundial? Desejo muito Sucesso a todas as mulheres empreendedoras de todo mundo, sempre! Afinal o Sucesso de cada uma, é o meu Sucesso!

 

Abraços e bons negócios,

Consultora e Mentora Empresarial THGO Plus

 

# Caso queira saber mais informações sobre como se adequar à LGPD, escreva para contato@thgoplus.com.br e conheça a promoção válida até 15/12/2020.

 

No Comments

Post A Comment