Ser Líder no Pós Pandemia

Ser Líder no Pós Pandemia

Quase todo mundo já ouviu a famosa frase, “seja um líder, e não um chefe”. E apesar da maioria das pessoas saberem a diferença entre ser líder e chefe, é um grande desafio entender como ser líder ainda mais neste período pós pandemia.

Bem resumidamente além de outros complementos, chefe é quem comanda ou supervisiona um departamento ou área que está sob seus cuidados; ele normalmente é um empregado de uma empresa. E líder é quem ensina principalmente pelo exemplo; pode ser ou não um chefe; muitas vezes é uma pessoa que se sobressai pelas suas qualidades de empatia e compreensão, valorizando o que cada um tem de positivo, para obter o melhor trabalho que a equipe pode fazer.

No primeiro momento do isolamento social, muitas empresas foram obrigadas a deixarem seus colaboradores trabalharem em casa e daí, quem era somente chefe teve muito desconforto para comandar seus subordinados.

Muitos atrelaram a sua dificuldade à falta de ferramentas de apoio da empresa, à falta de tecnologia nas residências, ao excesso de pessoas nas casas, enfim, foram tantas razões que resultaram no seu mau desempenho que é complicado até listar aqui.

Porém, apesar de terem os mesmos desafios, os líderes conseguiram ter um desempenho melhor, e a pergunta que fica é, como foi possível?

E a resposta é bem simples, os líderes não lideraram pelo tempo que cada colaborador estava na frente ao computador ou celular e sim, pela forma como cada um trabalhou para atingir seus resultados. Eles orientaram e adaptaram quando necessário, procurando formas de incentivar a equipe de como poderia ter melhor performance, onde buscar alternativas para fazer mais com menos, trabalhando a gestão do tempo e do estresse com cada membro do seu time.

E agora, com todas estas variáveis que as empresas estão enfrentando neste momento que estamos vivenciando, ainda mais com a adequação à LGPD(*) que vale para todas as empresas, ter o espírito de líder, é sem dúvidas um grande diferencial como profissional.

Não importa se você é líder dentro de uma corporação ou se é dono do seu negócio ou um euempreendedor, ter as qualidades de líder pode fazer a diferença para uma contratação/promoção, para contratar e engajar um colaborador diferenciado, fazer uma parceria de sucesso, ou até mesmo para conquistar um cliente.

Por isso, se deseja incrementar seu negócio ou sua atuação numa empresa, busque aprimorar suas qualidades como líder.

Além das já citadas, seguem mais algumas dicas: seja mais proativo; oriente o máximo que puder as pessoas do seu time (cliente e parceiro fazem parte também do seu time) para confiar no que estas pessoas podem desenvolver de potencial; assuma a responsabilidade pelo o que compete a você; aprimore o seu conhecimento com os desafios e principalmente com o que não resultou como previa; e principalmente desperte o que há de melhor em cada um, pois com certeza isso retornará ao seu negócio ou carreira de alguma forma.

Caso queira ajuda profissional de como se aprimorar como líder, entre em contato comigo.  A THGO Plus tem o serviço de Mentoria Empresarial, que serve também ao intraempreendedor, que trabalha como enfrentar os desafios do dia a dia na empresa.

Agradeço a sua atenção e desejo que seja um líder de muito Sucesso. Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso!

 

Abraços e bons negócios,

Consultora e Mentora Empresarial THGO Plus

 

 

 

(*) Caso queira entender por que sua empresa precisa se adequar à LGPD, escreva para contato@thgoplus.com.br para receber uma apresentação a respeito.

No Comments

Post A Comment