Neuromarketing e Vendas

Neuromarketing e Vendas

Nada melhor do juntar marketing, antropologia, psicologia, biologia e neurociência para entender o comportamento do consumidor!!! É isso o que o neuromarketing faz! Combina as informações destas disciplinas para se comunicar com o seu cliente e proporcionar aumento de vendas!

Esta combinação é científica, são utilizados equipamentos como eletroencefalograma (EEG) e ressonância magnética  funcional (FRM), além de técnicas biométricas como medição da frequência cardíaca e galvânica, para entender como uma pessoa reage a uma divulgação de um produto e/ou serviço, quais áreas do cérebro foram mais utilizadas e que gerarão mais impacto na mente do cliente.

Há tempos que são utilizadas estas técnicas para entender o que mais atrai o cliente, qual horário mais trabalha determinadas área do cérebro dedicadas à compras, e o que mais impacta o inconsciente do consumidor proporcionando a melhor experiência com a sua empresa; causando boas emoções e memórias para ele se lembrar quando for escolher e comprar um produto e/ou serviço.

Tudo isso porque é no inconsciente que a decisão de compra é realizada. Como é algo que já existe no cérebro do  cliente, não é nada manipulado, feito contra sua vontade, o que seria antiético.

Alguns recursos são muito utilizados para a divulgação, como cores, imagens, fontes de letras, sons, além de gatilhos mentais. E que pensar neste conjunto pode facilitar a venda do seu produto e/ou serviço.

Em relação às cores, tem um profundo estudo, mas bem basicamente, poderia dizer que o vermelho é relacionado à atenção, confiança e incentivo à ação; o amarelo, à energia, acolhimento e concentração; o verde, ao equilíbrio, tranquilidade e vitalidade; o azul, à convicção, espiritualidade e segurança; o laranja, ao entusiasmo, alegria e sociabilidade; e o roxo, à sabedoria, criatividade e sucesso.

As imagens de rosto criam mais afinidade para as pessoas sentirem vontade de comprar algo da sua empresa, além de chamar mais a atenção do que um anúncio só com texto. Sem contar as fontes de letras mais simples e com preços com final diferente de zero.

Apesar de a imagem como um todo ter um forte apelo na divulgação, segundo estudos indicam que a audição influencia mais que a visão na hora da compra. Por isso é um item de suma importância para ser refletido.

Quanto aos gatilhos mentais, eles estimulam a realização das compras se forem bem utilizados. Os estímulos mais comuns são a falta de tempo, urgência e escassez; o storytelling que proporciona curiosidade, comoção e /ou identificação; e a prova social, onde o cliente sente a segurança de comprar seu produto e/ou serviço.

Para alavancar as vendas, nada melhor que utilizar estes estudos e recursos para tornar as pessoas divulgadores da sua empresa através de um forte envolvimento emocional; proporcionar que a sua marca represente o que o cliente necessita ou deseja;  e fazer com que tenha experiências e lembranças tão boas que sempre se lembrem do seu negócio na hora de comprar ou indicar!

Ainda ficou com dúvidas sobre como converter estas informações em vendas? Entre em contato comigo. Através de um dos serviços da  THGO Plus,  a consultoria em vendas, que é orientada ao tamanho e ao orçamento da sua empresa, é possível melhorar muito as suas vendas!

Agradeço a sua atenção e desejo que utilize o neumarketing com muito Sucesso a favor do seu negócio. Afinal o seu Sucesso é o meu Sucesso.

 

Abraços e bons negócios,

Consultora e Mentora Empresarial THGO Plus
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