Sucessão Empresarial para PMEs

Sucessão Empresarial para PMEs

Você, empreendedor de uma pequena ou média empresa, já pensou o que será do seu negócio quando não estiver mais no comando? Quem continuará o que você ou sua família construiu?

Estas perguntas são algumas que eu faço a muitos empreendedores que hoje estão tão focados no seu dia a dia, que mal olham para o futuro de longo prazo da sua empresa. E a maioria responde que nem teve tempo de pensar a respeito…mas não quer que a empresa acabe na sua ausência.

Alguns são os fundadores da empresa e até têm sócios, mas mesmo assim nunca pensaram a respeito… Então eu pergunto: “na ausência de um de vocês, como a empresa continuará? Quem fará o que vocês fazem?”

Claro que ninguém quer pensar em momentos ruins, mas todo empreendedor precisa pensar nos riscos que a empresa pode ter para se precaver. E a ausência definitiva do fundador ou de um dos sócios, é uma certeza, independente se esta pessoa se aposentar ou necessitar sair da empresa por motivo de saúde ou morte.

Isso é uma realidade tanto para empresas de um único dono, como familiares e multifamiliares. Estas últimas apesar dos sócios não terem vínculos familiares, na sua ausência, um dos seus familiares de primeiro grau pode assumir a sua parte na empresa (como uma herança) e por isso é considerada como constituída de várias famílias (dos sócios).

Uma alternativa paliativa quando se tem sócios, para mitigar um pouco esta questão nas pequenas e médias empresas que não estão estruturadas, é ter um seguro sucessão empresarial. Pode ser o valor da parte do sócio na sociedade para evitar que familiares que mal conhecem do negócio tenham poder de decisão na empresa; ou o valor do profissional com expertise semelhante a que o sócio desempenha para evitar que a empresa tenha que desembolsar um montante grande sem planejamento, na contratação deste profissional. Mesmo assim, ainda tem a questão de substituir as funções do sócio ausente e dos familiares deste sócio, respectivamente.

Diante da questão da entrada dos familiares dos sócios na sociedade, uma alternativa seria fazer um acordo bem feito entre os sócios, com cláusulas específicas de como ficará a empresa com a ausência de um deles. Isso evita surpresas não tão agradáveis, e discussões por algo que já tinha sido conversado entre os sócios.

Uma alternativa complementar seria preparar sucessores para que a empresa continue operando na ausência do fundador ou sócios. Podem ser sucessores da família ou externos. O importante é que eles sejam preparados profissionalmente.

Infelizmente não é porque a pessoa pertence à família quer dizer que deseja trabalhar na empresa da família. Então é necessário verificar esta “vontade” e depois ver se a pessoa tem aptidão para exercer o papel de dirigente da empresa. Caso não tenha se é possível treiná-la através, não só de estudos, mas principalmente de habilidades comportamentais.

Também é necessário, preparar os sócios ou o fundador, para “passar o bastão”. A grande maioria das vezes é bem difícil para quem fundou a empresa pensar que outra pessoa pode administrá-la tão bem quanto ele.

Não são tarefas fáceis de serem realizadas internamente devido a imparcialidades e conflitos que podem ocorrer, por isso existem empresas para fazer este processo de sucessão ou mesmo a implantação do conselho consultivo que podem contribuir com este momento da empresa.

E pensando nisso que a THGO Plus  possui tanto o serviço de estruturação de empresa para prepará-la para a sucessão empresarial como para implantação de conselhos consultivos. Se quiser saber mais a respeito, entre em contato comigo! Será um prazer explicar como eles funcionam.

Desejo que a sua empresa perpetue com Sucesso por muito tempo. Afinal o seu Sucesso, é o meu Sucesso!

Abraços,

Advisor, Mentora e Consultora Empresarial THGO Plus 

No Comments

Post A Comment