Você quer ter Consumidores ou Clientes?!?

Você quer ter Consumidores ou Clientes?!?

Hoje, dia 15 de março, é comemorado o Dia do Consumidor!!! Muitas ofertas acontecem para garantir as vendas e atrair os consumidores!!!

Mas quando os meus clientes comentam que querem fazer algo para promover as vendas dos seus negócios, eu sempre pergunto, “você quer ter clientes ou consumidores?”. E muitos respondem que querem vender…Então eu explico a diferença entre ter clientes e consumidores.

O consumidor é aquele que compra para atender à sua necessidade momentânea, ainda que seja um desejo. Ele procura o que precisa, analisa o melhor custo-benefício que cabe no seu orçamento e realiza a compra. Ele até pode dar uma olhada onde sempre compra, mas se tiver uma oferta melhor, dentro do que ele quer, comprará sem dor no coração.

Já o cliente é aquela pessoa que você a conquista pelo o que o seu negócio tem a oferecer. Seja em relação a qualidade do produto, ao serviço prestado, a atenção dispensada, a entrega diferenciada, ou até mesmo à marca forte no mercado. Ele compra porque ele realmente se identifica com algum benefício que a sua empresa oferece e sempre considera como a sua primeira, se não for a única opção de compra. Muitas vezes, ele espera o seu melhor momento para adquirir o que você tem a oferecer por saber que vale a pena aguardar! Ele é fiel à sua empresa!

Diante desta explicação, mesmo o pessoal do varejo, sempre opta por ter clientes e pedem para eu falar como podem transformar seus consumidores em clientes.

Cada caso é um caso, mas normalmente, a principal dica que eu dou, é ter um atendimento diferenciado, não importa se o seu negócio é serviço, varejo, indústria. E como fazer isso?

Comece analisando como você gosta de ser tratado como cliente, em cada local que vai. O que faz você se sentir mais bem atendido; por que prefere ir à loja A do que na B; por que gosta mais do produto X do que o Y; por já deixou de comprar num determinado local ou uma marca? Daí traga para o seu negócio e analise se você está tratando o seu cliente como você gostaria de ser tratado se fosse cliente da sua empresa.

Se achar que sim, pergunte às pessoas mais próximas e de confiança (pode ser o cônjuge, os pais, gerentes, filhos, amigos), como eles se sentiriam se fossem tratados como a sua empresa trata o seu cliente, sem mencionar que é a sua empresa, é claro! E escute o que eles falam. Provavelmente, se você estiver aberto aos comentários, perceberá boas oportunidades de melhorias para transformar seus consumidores em clientes ou até mesmo fidelizar mais os seus já clientes!

A partir daí pense em como pode implantar estas melhorias. Faça um cronograma de implantação se forem muitos itens e custosos, mas se organize para implantá-los, ainda que sejam por etapas. Anote o que fatura hoje com estes consumidores/clientes e o que passará a faturar após a implantação destas melhorias. Provavelmente perceberá uma significativa melhora nas suas vendas!

Se ainda tiver dúvidas de como pode fazer este processo acontecer, entre em contato comigo! A THGO Plus tem a Mentoria em Vendas que auxilia a sua empresa nesta trajetória comercial.

Desejo muito Sucesso em transformar seus consumidores em fiéis clientes! Afinal o seu Sucesso, é o meu Sucesso!

 

Abraços,

Conselheira, Mentora e Consultora Empresarial THGO Plus 

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