Atendimento, o Grande Impulso para as Vendas!

Atendimento, o Grande Impulso para as Vendas!

Depois que comentei no último post sobre as reflexões para o segundo semestre de 2022, alguns clientes me procuraram para entenderem como podem aumentar suas vendas.

Ao analisar cada caso, um item que chamou bastante a atenção foi a forma como estava o atendimento destas empresas.

Na grande maioria, a empresa até sabe quanto deseja vender e como acreditam que podem vender, mas não tem um procedimento padrão para vender, treinamento para objeções e/ou autonomia em casos em que podem contribuir na jornada do cliente. Sem contar as empresas que não pensam no atendimento ao cliente interno.

Algumas tem o procedimento padrão, mas apesar de ser bem cordial, muitas vezes é tão padronizado que se torna robotizado e o cliente, por mais que tenha o seu pedido atendido, não sente satisfação total na sua jornada de compra, a experiência do cliente não é tão impactnate como poderia ser. Se ele não for muito fiel à sua empresa, ele pensará duas vezes na próxima compra.

Outro detalhe, é em relação às objeções. Eu trabalhei numa empresa que tinha uma espécie de “livro” com todas as objeções possíveis e que apareciam nas negociações que os profissionais de vendas participavam e como poderiam ser tratadas. A empresa tinha mais de 100 anos e mesmo assim, muitos dos argumentos eram bem atuais.

Imagine se você começasse a fazer este “livro” da sua empresa. O quanto poderia contribuir e treinar os seus vendedores para concluir suas vendas. Claro que estes argumentos precisam ser bem pensados, elaborados, gentis e que tenham formas de deixá-los flexíveis para os imprevistos que podem aparecer.

Quanto a autonomia, isso é uma questão muito mais cultural da empresa do que somente de proatividade do colaborador. Se o dono do negócio ou a alta gerência não permite que seus vendedores posssam dar sugetões e agir até determinado valor para resolver a solicitação do cliente, não adianta reclamar que seus colaboradores não agem sem eles mandar. Muitas vezes é necessário um trablaho na mentalidade da alta gestão antes de implantar este item.

E por fim e não menos importante, o atendimento ao cliente interno. Por mais que muitos gestores dizem que tratam bem o colaborador, sempre é bom analisar se o que ele considera “bem” é realmente o melhor que a empresa precisa naquele momento.

Este “bem” pode ser uma comunicação que não é compreenssível ao colaborador; pode ser muito permissível e sem feedback de melhorias; pode ser muito exigente e sem explicação que faz com que o funcionário só faça porque “tem” de fazer e não entende o impacto das suas atividades; enfim…vale a pena refletir sobre como está tratando e se comunicando com o seu cliente interno. Não se esqueça de que a responsabilidade da comunicação sempre é de quem faz e não de quem recebe.

Se ficou pensando nestas questões e quer entender como pode melhorar ou implantar na sua empresa, não hesite em me contatar! Será um prazer, através da Mentoria em Vendas, pensar e contribuir para que tenha muito Sucesso no atendimento que a sua empresa faz! Afinal do seu Sucesso, é o meu Sucesso!

 

 

Abraços,

Consultora e Mentora Empresarial  THGO Plus 

 

 

 

 

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