Cadeados Emocionais e as Vendas

Cadeados Emocionais e as Vendas

Talvez você deve estar se perguntando o que os cadeados emocionais tem a ver com as vendas? Acredite tem muito mais do que você pode imaginar!

Eu vou chamar de cadeado emocional o que você já deve ter lido como bloqueio emocional, e ele aparece quando a sua mente quer “defender” você de um sofrimento. É uma ação que acontece no seu inconsciente. É como se você passasse um cadeado nas suas emoções, nem percebendo que foi o responsável por isso.

Por estes sentimentos só estarem trancados e não trabalhados, eles podem afetar algumas áreas que são muito importantes para efetuar uma boa venda, como:

  • autoestima: quando você se sente seguro em relação a si mesmo, consegue ser mais proativo, não tem receios dos “nãos” tão comuns na hora de uma venda e muito menos de julgamentos por estar oferecendo algo que você acredita e vende;
  •  rejeição: quando você está vendendo, é normal passar por situações nada agradáveis, pessoas julgarem você, sua empresa, seu produto e/ou serviço; você achar que vendas não é para você ou é um péssimo vendedor, entre tantas outras. Isso ocorre por medo de ser rejeitado. Para isso, é necessário continuar aprimorando sua técnica, seus argumentos, conhecer bem seu mercado, o que vai vender, o perfil de quem conversará. Em resumo, se preparar para não ter receio de sentir uma dor semelhante a que possa já ter sentido em outras negociações;
  • ambiente: você vive dentro de uma sociedade, em grupos, que exercem forte influência sobre suas ações e pensamentos. Às vezes você precisa fazer diferente para se destacar e muita gente não entende esta sua ação. Mas se for o melhor para o seu cliente, vale a pena enfrentar esta situação, pois a possibilidade de conquistar um cliente ou um indicador, é grande;
  • relacionamento: mesmo que você veja no seu cliente um reflexo de alguém que não foi tão bom fazer negócio no passado, se concentre em fazer o melhor para obter o resultado que almeja. Se não der certo desta vez, confie que você fez o que pode e parta para um novo cliente.

Se fosse possível resumir os itens acima, seriam: ter segurança, enfrentar o seu medo de ser rejeitado e sentir dor, e acreditar na sua capacidade. Estes são alguns dos fatores essenciais para você ser um bom vendedor.

Claro que eu escrevi de situações mais superficiais e que podem ser trabalhadas em pessoas que não tiveram outros traumas mais intensos, onde a pessoa precisa procurar um profissional para que possa trabalhar estas questões de maneira assistida.

Mas se você não teve estes traumas intensos, conseguir identificar estes sentimentos na hora da venda e se lembrar que é capaz de trabalhar em você estas questões, com certeza se tornará um ótimo vendedor ou um ótimo líder de vendas!

Tem ainda dúvidas de como isso pode ser possível? Entre em contato comigo. Através de um dos serviços da  THGO Plus,  mentoria em vendas, que é orientada ao tamanho e ao orçamento da sua empresa, é possível melhorar muito as suas vendas!

Agradeço a sua atenção e desejo você tenha muito Sucesso para abrir os seus cadeados emocionais. Afinal o seu Sucesso é o meu Sucesso.

 

Abraços e bons negócios,

Consultora e Mentora Empresarial THGO Plus

 

 

No Comments

Post A Comment