Comunicação Mais Humanizada

Comunicação Mais Humanizada

A comunicação, principalmente dentro das empresas, deixou de ser só um comunicado para se tornar uma ótima ferramenta de engajamento dos colaboradores. Que dirá a comunicação com os clientes.

Se você for mais jovem, pode achar esta frase anterior um absurdo, mas infelizmente houve um tempo não muito distante, que muitas empresas só passavam alguns comunicados aos funcionários, pois precisavam ou achavam que seria interessante para elas passarem.  Não se importavam muito em entender seus clientes internos, mas sim em mostrar que estavam fazendo algo para eles, mesmo que este algo só fosse interessante para a empresa.

Situação semelhante acontecia em relação aos clientes externos. As empresas só pensavam em mostrar o que vendiam; faziam as propagandas de forma criativa, mas voltadas para o que a empresa acreditava que seria melhor vender e não no que o seu público realmente necessitava.

Mesmo assim, vendia. Pois grande parte da população estava acostumada com esta forma de propaganda e tinha menos opção, menos informação, menos acesso a divulgação.

Nos dias atuais, com a experiência do consumidor e o mundo digital, foi necessário colocar o cliente no centro das ações da empresa. Produtos e serviços são elaborados para atender a necessidade do cliente; a forma de divulgar é onde o seu cliente está presente; e a comunicação é com o linguajar que seja mais confortável ao seu cliente.

O atendimento foi outro ponto que se tornou o diferencial para o seu cliente querer comprar de você e não do seu concorrente.

Apesar da automação, da inteligência artificial, as empresas entenderam que quem implanta as informações e faz a programação dos computadores devem fazer como se estivessem falando com uma pessoa na sua frente e não mais com a linguagem de computador. Afinal, quem irá receber e interagir com estas informações são pessoas, seus consumidores. A comunicação precisa ser mais humanizada.

Por esta razão, muitas empresas tem além do robô para fazer o primeiro atendimento, pessoas que podem dar a atenção devida a cada cliente. Muitas utilizam até a personalização de mensagem quando um produto chega na casa do cliente, ou quando estão falando com ele, com base nas informações colhidas durante a “jornada” do cliente dentro da empresa, ao responder às informações solicitadas para preencher cadastro ou nos produtos mais visitados do seu site.

E o mesmo aconteceu dentro das empresas, mas com o cliente interno.

As empresas viram que quando prestam atenção às necessidades dos funcionários e tem uma comunicação mais direcionada ao seu colaborador, este se sente mais valorizado, produz mais, o clima organizacional melhora, o índice de absenteísmo diminui; e consequentemente o lucro aumenta.

Os líderes perceberam que quando conseguem fazer a equipe entender o que ele precisa transmitir, a sinergia aumenta, os liderados se tornam mais colaborativos, as ideias fluem, surgem inovações de onde menos se esperava e até novos produtos e/ou serviços de grande impacto no aumento das vendas.

Mesmo quem não tem colaboradores, quando se comunica de forma mais humanizada, realmente querendo entender a forma de pensar do outro sem julgamento e consegue mostrar o seu ponto de vista sem imposição, sente uma grande diferença nas relações com os parceiros, fornecedores, prospects e indicadores do seu trabalho.

E você, já pensou em como tem se comunicado com as pessoas relacionadas ao seu negócio? Sabe que uma pessoa de fora consegue ver a situação melhor do que quem está dentro da empresa, no dia a dia. Por isso, quando precisar de uma análise externa, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em trabalhar esta questão com você!

Agradeço a sua atenção e desejo que você tenha muito Sucesso em tornar a sua comunicação cada vez mais humanizada! Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso!

 

Abraços e bons negócios,

Consultora e Mentora Empresarial

 

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